O Aucas, do Equador, deu um importante passo rumo à próxima fase da Copa Libertadores ao vencer o Nacional, do Paraguai, no primeiro confronto entre as equipes. A partida foi realizada na noite desta quinta-feira (8), no Estádio Chillogallo, em Quito, e terminou com o placar de 1 a 0 a favor do time equatoriano, graças a um gol de Jeison Medina.
Com esse resultado, o Aucas entra no jogo de volta em situação mais confortável, precisando apenas de um empate para garantir a vaga na fase seguinte do torneio. Já o Nacional está em uma posição mais complicada, necessitando de uma vitória por dois gols de diferença para avançar diretamente. Caso consiga uma vitória simples, por um gol de diferença, a decisão será levada para os pênaltis.
O jogo de volta acontece na próxima quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A equipe vencedora do confronto terá como próximo adversário o Atlético Nacional, da Colômbia. O primeiro jogo da próxima fase está marcado para o dia 21 de fevereiro, com mando da equipe classificada, e a partida de volta será no dia 28, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, ambos às 21h30 (de Brasília).